Sobre o CMD
A Traumatologia Desportiva revelou-se uma área decisiva para a manutenção regular das atividades desportivas recreativas ou profissionais, e a Medicina Desportiva, no sentido lato, passou a englobar os conhecimentos de todas as áreas médicas (e não médicas…), desta forma tornando-se numa área de conhecimento abrangente e fascinante.
Fruto da contínua colaboração com a AEFMUP, nasceu a 1ª Edição do “Mini-Curso de Medicina Desportiva”, em 2014. Tendo como público-alvo estudantes de Medicina dos “anos clínicos” da FMUP, este curso tinha como objetivo complementar a formação dos futuros jovens médicos através da aplicação prática de conceitos na área da Medicina Desportiva, com maior incidência sobre a Traumatologia Desportiva.
A procura por inscrições e as reações ao curso foram de tal forma positivas, que na II Edição foi decidido abrir portas a estudantes de Medicina de todo o país, aumentando também a diversidade de temas e de formatos. A III Edição globalizou o CMD, aceitando pela primeira vez inscrições de estudantes e profissionais de todas as áreas da Saúde e Desporto.
Tem sido nossa preocupação, em cada nova edição, apresentar um CMD renovado, mas fiel aos princípios da sua criação: temáticas interessantes e atuais, qualidade científica reconhecida dos oradores, workshops didáticos e uma grande paixão pela Medicina Desportiva!
Professor Doutor João Torres
Estávamos em 2010. Terminado um estágio em França, em Artroscopia do Ombro, partia entusiasmado para os EUA, para Pittsburgh e, posteriormente, para a Clínica Mayo, para completar a minha formação em Artroscopia do Joelho e em Sports Medicine, um tema que sempre me apaixonara. As minhas expectativas não saíram defraudadas – tive oportunidade de aprender muito, em várias áreas. Mas também a minha forma de ver o mundo mudou. Fiquei surpreendido pela facilidade com que as lesões dos desportistas eram discutidas publicamente, assim como os seus planos de treino, nutricionais ou outros. Nasceu assim a vontade de partilhar esta experiência.
A AEFMUP é muito mais do que uma Associação de Estudantes. É um poço inesgotável de talento, perseverança, interdisciplinaridade. Os seus elementos estudam Medicina, mas são muito mais do que isso – as suas capacidades intelectuais e os seus interesses são variados, e a sua vontade e empreendedorismo não têm limites. E estas características, aliadas à Paixão pelo Desporto, têm sido transversais ao longo destes anos.
Nasceu assim uma verdadeira Parceria – e dessa forma um Curso, onde a Faculty é interativa, a Task Force participante e os temas apaixonantes… Começando com uma 1ª Edição experimental, e evoluindo para um Curso dirigido atualmente a estudantes e profissionais de todas as áreas ligadas à Saúde e ao Desporto, o Curso de Medicina Desportiva (CMD) cresceu e tenta cada vez mais inovar e ir de encontro ao que lhe é pedido por quem nele participa.